3 vantagens do Outsourcing de TI nas grandes empresas
A sua empresa está a considerar uma estratégia de Outsourcing de TI? Esperemos que sim, porque, de facto, o Outsourcing de TI é uma solução estratégica. Hoje em dia, cada vez mais empresas apostam neste tipo de parceria para tirar partido de algumas das ofertas dos fornecedores mais sofisticados e especializados, tais como soluções industriais personalizadas e avanços na tecnologia digital. Sim, estamos, definitivamente, a falar de desenvolvimento de software à medida, Inteligência Artificial (IA), Analytics ou Machine Learning.
Para responder aos crescentes desafios digitais que estão aqui para ficar, e às dificuldades de contratação e retenção de talento, as empresas têm de adaptar o modo como operam. Só então, poderão abraçar a flexibilidade, a vantagem competitiva e, em última análise, alcançar resultados melhores e mais sustentáveis.
Neste sentido, o Outsourcing de TI poderá ser um recurso valioso pois há muitos benefícios importantes a considerar, tais como:
- Eficiência nos processos de recrutamento e seleção de talentos: A agilidade e a eficácia dos processos de recrutamento e seleção de talentos feitos por especialistas são um dado adquirido. E isso é ainda mais importante quando falamos das áreas da tecnologia que tendem a ser as mais difíceis no acesso ao talento e às competências. Não há dúvida de que, ao aceder mais facilmente a estes talentos, a empresa pode potenciar o crescimento com a inovação digital.
- Otimização e redução de custos: ao reduzir o tempo de desenvolvimento de um projeto, os líderes empresariais alcançam resultados mais rapidamente, uma vez que transformam custos fixos em variáveis. Um estudo da Deloitte aponta que 88% das empresas utilizam o Outsourcing de TI para reduzir os custos.
- Maior flexibilidade na gestão de equipas e qualidade na entrega: em departamentos ou projetos com procura cíclica o Outsourcing permite flexibilidade na gestão das equipas com a adição ou redução de recursos sempre que necessário, garantindo um fluxo de trabalho mais alinhado e, consequentemente, uma maior qualidade de entrega.
Todas estas vantagens podem parecer um exagero, mas não são — ou não estaria este mercado a crescer a um ritmo tão acelerado. De acordo com um estudo da ReportLinker, o mercado global de Outsourcing de TI foi avaliado em 526,6 mil milhões de dólares em 2021 e espera-se que atinja 682,3 mil milhões de dólares em 2027. São números muito expressivos e difíceis de ignorar. Dão uma boa imagem da dimensão do mercado neste setor, e da forma como ele está a evoluir dia após dia.
Uma equipa externa de TI
Mas será uma grande empresa o alvo deste tipo de serviço? Ou antes empresas SMB? Numa altura em que as necessidades empresariais são semelhantes independentemente do tamanho, parece correto afirmar que o Outsourcing de TI é bom para empresas de todas as dimensões. É um processo eficaz para as pequenas e médias empresas, ao mesmo tempo em que consegue dar resposta a um grande problema enfrentado também nas grandes empresas — a atração e retenção de talento. Um outro report da Deloitte estima que 50% dos executivos consideram, precisamente, a atração e retenção de talento como os principais desafios estratégicos de uma organização.
Na atualidade, existem cada vez mais empresas que consideram o Outsourcing uma boa alternativa, caso envolva a ajuda dos parceiros certos. A Mckinsey dá-nos a conhecer um caso de sucesso, na área das telecomunicações, em que apenas com um único parceiro de Outsourcing conseguiu aumentar a automatização e digitalização de todas as operações, bem como reduzir os custos operacionais.
E com isto reforçamos a questão inicial: a implementação de uma estratégia de Outsourcing de TI pode transformar o seu negócio, contudo, exigirá tempo e dedicação. Poderá ser necessário transformar o seu ecossistema, redefinir os seus processos e talvez até reinventar-se no que diz respeito ao sucesso do negócio, mas garantimos - valerá a pena.
Most popular
Como encontrar a empresa de TI adequada ao seu perfil
Encontrar a empresa ideal para trabalhar nem sempre é tarefa fácil. De facto, pode ser um processo difícil e demorado, principalmente, porque temos de garantir que existe Work Life Harmony e as oportunidades de integrar projetos inovadores não surgem diariamente!
Dicas para ser contratado
Trabalhar na área de TI é ter um mundo de possibilidades. Mas será que existe certo e errado na entrevista de emprego? Fomos conversar com Mara Jorge, People & Culture da Multivision para te dar dicas de como se preparar.
Como ultrapassar as dificuldades de recrutamento de profissionais de TI
De acordo com o report da Manpowergroup's Talent Storage Report, 54% das organizações em todo o mundo, e 57% em Portugal, estão a apontar dificuldades em atrair e reter talentos.