Como encontrar a empresa de TI adequada ao seu perfil
Encontrar a empresa ideal para trabalhar nem sempre é tarefa fácil. De facto, pode ser um processo difícil e demorado, principalmente, porque temos de garantir que existe Work Life Harmony e as oportunidades de integrar projetos inovadores não surgem diariamente!
As novas gerações de profissionais que estão agora em início de carreira, revelam algumas motivações, características e prioridades específicas, bastante diferentes das gerações anteriores. A verdade é que, apesar de serem motivadas pela necessidade de maior estabilidade financeira, a remuneração não é tudo para esta geração. Cada vez mais, têm outros requisitos como organizações que promovam relações interpessoais eficazes e priorizem a flexibilidade no trabalho, de modo a reduzir o burnout.
Por outro lado, ao escolher o local ideal para trabalhar, deve ter em consideração o contexto atual do mercado de TI. Existe uma falta de talento, tanto em Portugal como no resto da Europa, o que ajudará as coisas a tornarem-se um pouco mais fáceis para os novos candidatos.
De facto, de acordo com um estudo recente do Manpower Group - Talent Shortage Survey 2022 - os empregos de TI e Data são os mais procurados — com um total de 26% — pelas organizações portuguesas. Em contrapartida, 67% destas empresas têm alguma dificuldade de encontrar os candidatos adequados e 18% falam de uma dificuldade, ainda maior, quando se trata de contratar. Estes números revelam uma falta de talento de 85%. Caso olhemos para o mundo inteiro, a Forbes acrescenta a Cibersegurança e o Design UX à lista dos profissionais mais procurados atualmente.
Neste sentido, o que deve ser tido em conta quando se procura uma empresa de TI para trabalhar? Damos-lhe algumas ideias:
- Conhecer a empresa: Em primeiro lugar, quando procura um local de trabalho e tem algumas organizações em vista, deve começar por identificar a área de especialização dessa empresa, conhecer algumas histórias de sucesso de projetos já realizados e ouvir os colaboradores atuais. Por que não dá uma vista de olhos ao Linkedin da empresa ou às publicações de antigos colaboradores? Pode ser um excelente ponto de partida;
- Identifique a cultura organizacional: Enquanto candidato, com certeza que terá algumas crenças, valores e princípios que guiam a sua vida. Estes devem estar alinhados com os valores e princípios da empresa em que se está a candidatar;
- Procure a presença nos media: É muito importante compreender os níveis de credibilidade e notoriedade que a organização ocupa no mercado. Por isso, procure algumas notícias nos media e nas redes sociais, uma vez que lhe dará uma boa perceção do propósito e serviços da empresa. Deve também conhecer os porta-vozes e compreender os seus pontos de vista e metodologias de mercado;
- Têm programas específicos para os colaboradores? Ter em conta alguns projetos importantes e a carteira de clientes é fundamental para o aproximar de uma possível entidade empregadora;
- Escolha empresas que promovam atividades: As organizações programam diversas atividades para proporcionar momentos de interação, integração e bem-estar entre as suas equipas? Em caso afirmativo, este é um importante acréscimo à sua lista. Observe especificamente as empresas que oferecem sessões de psicoterapia, yoga e programas de saúde, pois revela uma preocupação genuína com o equilíbrio e bem-estar dos seus colaboradores.
- Priorize empresas com projetos de inovação e tecnologia de ponta: As empresas centradas no crescimento contínuo e que trabalham com os mais recentes desenvolvimentos informáticos são as que se destinam a sobreviver no atual mercado competitivo.
Neste sentido, sublinhemos a importância de encontrar uma empresa bem alinhada com os seus objetivos e valores e, ao mesmo tempo, centrada no desenvolvimento e implementação de projetos relevantes. Neste caso, será mais fácil não só acrescentar resultados sólidos e mais estratégicos, mas também melhorar o seu percurso profissional e agregar valor aos projetos.
Em suma, as empresas com estratégias específicas de gestão de talentos, como as empresas de Outsourcing, são, de alguma forma, locais importantes para trabalhar, e o mesmo se aplica àquelas que também têm fortes políticas de retenção espelhadas em oportunidades de crescimento na carreira ou em algumas atividades de equilíbrio na vida profissional.
Most popular
Dicas para ser contratado
Trabalhar na área de TI é ter um mundo de possibilidades. Mas será que existe certo e errado na entrevista de emprego? Fomos conversar com Mara Jorge, People & Culture da Multivision para te dar dicas de como se preparar.
Como ultrapassar as dificuldades de recrutamento de profissionais de TI
De acordo com o report da Manpowergroup's Talent Storage Report, 54% das organizações em todo o mundo, e 57% em Portugal, estão a apontar dificuldades em atrair e reter talentos.
Carreira internacional: Como ampliar as perspetivas profissionais
Não é de surpreender que as carreiras internacionais se tenham tornado significativamente mais fáceis nos tempos modernos. Com uma experiência profissional que inclui exposição internacional, as pessoas conseguiram abrir um vasto e novo leque de perspetivas atrativas.