Como ultrapassar as dificuldades de recrutamento de profissionais de TI
O crescente peso da Transformação Digital, dentro das organizações, e o compromisso com o rápido desenvolvimento tecnológico, implica uma série de desafios para os líderes: o recrutamento em TI e o processo de atração e retenção de talentos são alguns deles, e talvez sejam dos mais difíceis de ultrapassar.
De acordo com o report da Manpowergroup's Talent Storage Report, 54% das organizações em todo o mundo, e 57% em Portugal, estão a apontar dificuldades em atrair e reter talentos. Esta é “a percentagem mais elevada da última década”, aponta o mesmo estudo.
De facto, nos dias de hoje, a procura excede o talento tecnológico disponível e os candidatos de TI, com boas competências técnicas, têm de escolher entre várias ofertas atrativas e difíceis de rejeitar.
Apesar de tudo isto, 72% das empresas continuam a planear expansões ambiciosas para novos mercados, apoiadas por grandes investimentos em tecnologias digitais. Ou seja, isto implica novas considerações no que toca ao processo de contratação.
Então, quais são as principais barreiras nos processos de recrutamento e seleção de profissionais de TI? O estudo “The Equinix 2022 Global Tech Trends Survey” aponta que muitas pessoas se candidatam a posições para as quais não têm competências específicas (36% em Portugal). E isto pode tornar-se uma dificuldade para os gestores das empresas superarem quando chegar a altura de recrutar.
Um parceiro pode ajudar
Tendo este cenário em mente, é cada vez mais importante compreender porque é que as organizações enfrentam problemas de contratação e como podem ultrapassá-los.
Por isso, porque não procurar por um parceiro de TI que possa ajudar a gerir todos estes problemas e esteja pronto a:
- Tornar o processo de recrutamento muito mais ágil: De fato, um processo ágil e especializado pode fazer toda a diferença, uma vez que permite uma seleção mais aprofundada e precisa dos candidatos. Isto é, o recrutamento ágil visa tornar o processo mais recetivo às necessidades do negócio e, por sua vez, menos arriscado.
- Aumentar a capacidade de avaliar a experiência e aptidões de um candidato especializado: A competência é descrita como a combinação de formação, aptidões, experiência e conhecimentos que uma pessoa tem e a sua capacidade de os aplicar para executar uma tarefa de forma eficiente. Com o parceiro certo, torna-se mais fácil identificar se o profissional é competente para um determinado projeto (por exemplo, o departamento de RH não tem as ferramentas ou know-how para avaliar se um engenheiro de redes é competente para um determinado trabalho).
- Potenciar as oportunidades de crescimento: Recrutar é o Core Business da sua empresa? É isto que a sua organização faz? Bem, talvez não, por isso é essencial contar com o apoio de um parceiro especializado em processos de recrutamento. Desta forma, terá mais tempo livre para se dedicar a projetos criativos, diversificados e inovadores na sua área de negócio e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
- Conciliar a cultura organizacional da empresa com o perfil do candidato: Ao recrutar, as organizações têm algumas expetativas em relação às competências dos candidatos, o que é ainda mais difícil quando se trata de um profissional especializado em TI. Assim, com um parceiro específico, torna-se possível conciliar as expectativas da empresa com as dos candidatos, ao contrário de uma contratação direta.
Em resumo
Dito isto, é fundamental as empresas apostarem num parceiro especializado em recrutamento de profissionais de TI, uma vez que estes possuem as soft e hard skills necessárias para alinharem os objetivos e cultura da organização com as expectativas e plano de carreira dos candidatos. Se quer saber mais sobre a área de recrutamento e talento técnico, consulte alguns dos livros mencionados nesta página.
Most popular
Como encontrar a empresa de TI adequada ao seu perfil
Encontrar a empresa ideal para trabalhar nem sempre é tarefa fácil. De facto, pode ser um processo difícil e demorado, principalmente, porque temos de garantir que existe Work Life Harmony e as oportunidades de integrar projetos inovadores não surgem diariamente!
Dicas para ser contratado
Trabalhar na área de TI é ter um mundo de possibilidades. Mas será que existe certo e errado na entrevista de emprego? Fomos conversar com Mara Jorge, People & Culture da Multivision para te dar dicas de como se preparar.
Carreira internacional: Como ampliar as perspetivas profissionais
Não é de surpreender que as carreiras internacionais se tenham tornado significativamente mais fáceis nos tempos modernos. Com uma experiência profissional que inclui exposição internacional, as pessoas conseguiram abrir um vasto e novo leque de perspetivas atrativas.