Modelo Nearshore: A união da tecnologia, agilidade e know-how
O trabalho remoto tornou-se uma realidade num piscar de olhos. Nos últimos anos, ocorreram grandes mudanças sociológicas e as organizações estão agora a enfrentar novas realidades e formas de trabalhar.
Para ajudar as empresas a lidar com esta situação, o nearshore outsourcing é uma solução a considerar. Estamos a falar daquele momento em que as organizações recrutam colaboradores de um país vizinho para reforçar os seus serviços; na verdade, estão a contratar uma equipa remota que está geograficamente próxima e tem facilidade de compreender e comunicar com a equipa interna.
Embora esta não seja uma estratégia nova, muitas empresas ainda precisam de conhecer as suas vantagens. De acordo com o estudo da Near Contact, prevê-se que os serviços nearshore, no mercado das TI, vão ter uma taxa de crescimento anual composta de 4,04% até 2025. O mesmo report refere que o mercado global de serviços de nearshore deverá ser impulsionado por vários fatores, como a crescente procura de serviços de TI, a boa relação custo-benefício e a necessidade de chegar ao mercado.
De acordo com o estudo Near Contact, as principais tendências de TI são:
- O aumento da inteligência artificial e do Machine Learning
- A crescente importância da segurança de dados
- O crescimento contínuo de serviços Cloud Computing
- O foco na qualidade e no serviço ao cliente
- O crescimento dos modelos de serviços partilhados
Mas, enquanto os serviços de TI estão a crescer, o recrutamento e a retenção de talento continuam a ser um dos maiores desafios para as empresas - de acordo com o relatório Global Tech Trends Equinix, 62% dos decisores de TI reconhecem a escassez de talento como uma das maiores dificuldades do sector.
Qual poderia ser uma das soluções?
Abraçar um modelo nearshore, enquanto estratégia flexível e ágil, que suporta a expansão de equipas, remotamente, e possibilita às organizações alcançar escalabilidade e vantagem competitiva.
Em Portugal, isto já é mais do que uma tendência, porque o nosso país é visto como um hub tecnológico internacional. Aqui, as organizações tiram partido da disponibilidade do talento qualificado, da proximidade geográfica e dos custos competitivos, face a outros países.
E podemos ainda apontar os seguintes benefícios:
- Redução de custos: Quando falamos de nearshore, não podemos deixar de mencionar a otimização de custos como uma das vantagens mais importantes. Requer um esforço reduzido na gestão de recursos e permite o acesso a profissionais altamente qualificados a um custo acessível, com um fator de custo inferior aos outros modelos de outsourcing;
- Facilidade na comunicação: Com o nearshoring, a sua empresa pode contratar profissionais que partilham antecedentes culturais semelhantes aos da organização, dos serviços e até dos restantes colaboradores. De facto, a proximidade geográfica, linguística e cultural é fundamental para garantir uma boa gestão do negócio. Estamos a falar de viagens de curta duração, maior facilidade de compreensão dos cenários micro e macro dos projetos e o fuso horário semelhante;
- Agilidade: é um conceito crucial quando falamos de "negócio". Com o nearshore, as organizações conseguem ser mais rápidas a iniciar projetos (pois é mais fácil alocar equipas técnicas e profissionais capazes de operar em poucos dias);
- Maior conhecimento do mercado: Facilita a estruturação de equipas multifacetadas e qualificadas, capazes de trabalhar em qualquer região (garantindo sempre um acompanhamento e feedback contínuos e próximos ao longo do projeto).
Como já foi referido anteriormente, as soluções nearshore, quando corretamente direcionadas para as necessidades e estratégias de um negócio, não só contribuem para o sucesso dos projetos, como também lhes acrescentam algum valor, sendo fundamental encontrar um parceiro qualificado para trabalhar em conjunto, nesta jornada. De facto, a união entre a tecnologia, metodologias ágeis e expertise são a chave para garantir a qualidade da resposta.
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