Saúde mental: é possível promover a harmonia entre a vida pessoal e a profissional?
A saúde mental está na ordem do dia à escala global, numa altura em que o mundo enfrenta o impacto de múltiplos desafios e incertezas. O Fórum Económico Mundial (FEM) alertou, num relatório recente, para o efeito da inflação elevada e do aumento do custo de vida, para a instabilidade geopolítica e para o fracasso das políticas de combate à crise climática. O FEM estima ainda que os custos dos problemas de saúde mental aumentarão para 6 biliões de euros até 2030, tornando-se mais dispendioso do que a combinação entre diabetes, cancro e doenças respiratórias.
O ambiente no local de trabalho desempenha um papel importante na saúde mental e na capacidade de uma pessoa alcançar a harmonia entre a vida profissional e pessoal. Mais do que uma questão secundária, as empresas estão a aprender que o bem-estar dos colaboradores está diretamente relacionado com a sua produtividade, resultados e eventual retenção de talentos. Todos beneficiam com a concretização de iniciativas de bem-estar no local de trabalho, especialmente num ambiente altamente acelerado como o das organizações de TI. De facto, os especialistas afirmam que os colaboradores que estão saudáveis e num estado de espírito positivo asseguram elevados níveis de produtividade e, assim, atingem os objetivos.
Vejamos como estes fatores se interligam e como as empresas podem promover o bem-estar:
- Promover as interações sociais: a socialização no local de trabalho é extraordinariamente importante, não só a nível individual, mas também para reforçar a cultura organizacional e aumentar a produtividade das equipas. Isto pode ser conquistado através da promoção de atividades de formação de equipas como projetos de colaboração e eventos que incentivem a participação dos familiares dos colaboradores. A socialização no local de trabalho revelou-se ainda mais crucial na era do trabalho remoto: um estudo da gigante tecnológica Microsoft afirma que os profissionais "podem sentir-se socialmente isolados, culpados e tentar compensar" quando trabalham à distância.
- Promover a inteligência emocional: os líderes devem defender estratégias que façam com que os colaboradores se sintam mais valorizados e apoiados no local de trabalho; devem promover uma cultura de confiança, praticar escuta ativa, cultivar um espírito de equipa e mostrar empatia nas interações.
- Feedback e análise contínuos do desempenho: a liderança desempenha um papel decisivo no apoio e orientação das equipas. Por isso, devem comunicar regularmente e criar uma política de proximidade com os membros da sua equipa, mostrando-se acessíveis e disponíveis para trocar ideias.
- Criar uma cultura de crescimento: é fundamental que as empresas incentivem o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores através da criação de oportunidades de aprendizagem contínua como cursos, workshops, entre outros. Devem certificar-se de que os profissionais têm o apoio e os recursos de que necessitam para trabalhar da forma mais eficiente possível. Um estudo recente da Glint aponta a formação e o crescimento como os dois principais fatores que os profissionais mencionam como contributos decisivos para um ambiente de trabalho positivo.
É possível apoiar o bem-estar dos profissionais no local de trabalho? Sim, é possível. As empresas podem e devem promovê-lo a partir do desenvolvimento de uma estratégia holística centrada num ambiente de trabalho saudável.
Ao progredirem nas suas carreiras em sectores altamente competitivos como o das TI, os profissionais procuram organizações que dão prioridade à saúde mental - as que fomentam uma cultura de proximidade, crescimento e confiança, proporcionam horários de trabalho flexíveis e têm líderes empenhados em promover a inteligência emocional dos seus colaboradores.
Most popular

Dicas para ser contratado
Trabalhar na área de TI é ter um mundo de possibilidades. Mas será que existe certo e errado na entrevista de emprego? Fomos conversar com Mara Jorge, People & Culture da Multivision para te dar dicas de como se preparar.

Como encontrar a empresa de TI adequada ao seu perfil
Encontrar a empresa ideal para trabalhar nem sempre é tarefa fácil. De facto, pode ser um processo difícil e demorado, principalmente, porque temos de garantir que existe Work Life Harmony e as oportunidades de integrar projetos inovadores não surgem diariamente!

Como ultrapassar as dificuldades de recrutamento de profissionais de TI
De acordo com o report da Manpowergroup's Talent Storage Report, 54% das organizações em todo o mundo, e 57% em Portugal, estão a apontar dificuldades em atrair e reter talentos.