Saiba o que ter em conta ao escolher um parceiro de Outsourcing
A prática do Outsourcing tem evoluído ao longo dos anos e é agora amplamente reconhecida como uma estratégia eficaz de gestão de TI. Um estudo da Mordor Intelligence aponta que o mercado global de Outsourcing de TI foi avaliado em 526,6 biliões de dólares em 2021 e prevê-se que atinga os 682,3 biliões de dólares até 2027.
O receio acerca da entrada de uma entidade externa em departamentos-chave da empresa deu lugar ao reconhecimento de mais-valias como a agilidade e a eficácia do processo seletivo, o acesso a habilidades especializadas e a otimização de processos, bem como a diminuição da carga e dos custos administrativos.
Neste sentido, para que a estratégia de Outsourcing seja considerada uma vantagem competitiva, o caminho deve ser feito de mãos dadas com a confiança, sempre no sentido de uma verdadeira parceria que pode ter um impacto significativo no sucesso do negócio. E esta relação constrói-se com o alinhamento de vários fatores, sendo primordial que a cultura empresarial e os valores sejam próximos.
1. Gestão de pessoas
É fundamental conhecer as equipas de parte a parte e assumir uma efetiva valorização do talento do fornecedor. Estamos a falar de um serviço, mas no fim do dia, trata-se de pessoas e o bem-estar dos colaboradores deve ser prioridade. Um parceiro que se preocupa com a correta gestão e satisfação da sua equipa, certamente terá uma força de trabalho mais motivada e comprometida.
2. Adaptação
Adicionalmente, a capacidade de rápida adaptação às mudanças e de resolução de conflitos com foco nos objetivos comuns estabelece a linha entre as parcerias que têm sucesso daquelas que dificilmente o terão. De acordo com uma investigação de Rhodes, a principal vantagem do Outsourcing em TI é, precisamente, a gestão eficaz das relações diárias em termos de gestão de conflitos, expetativas, etc.
3. Compatibilidade
Não menos importante é também a necessidade de ter as mesmas metas de inovação, processos e tecnologias, numa relação holística e bidirecional. Um verdadeiro parceiro é aquele que questiona, analisa, planeia e traz novas ideias à discussão, bem como introduz cenários e partilha o feedback a todo o momento.
4. Colaboração
A colaboração entre a empresa e o fornecedor de Outsourcing pode ser o elemento-chave porque leva a uma melhor compreensão das necessidades da organização. Ao trabalhar juntos, ambos terão uma visão mais ampla dos objetivos e serviços da empresa, e isso pode levar a soluções mais personalizadas, assertivas e eficazes.
5. Comunicação
A comunicação aberta e transparente, fruto de uma relação com confiança, é essencial para o sucesso de qualquer relação comercial, e particularmente importante no caso de uma relação de Outsourcing onde o feedback sobre o desempenho do fornecedor assegura que as expectativas estejam alinhadas.
Em suma, escolher um parceiro de Outsourcing não é apenas sobre ter o know-how – é uma decisão estratégica que requer uma análise cuidada e criteriosa. É sobre encontrar um parceiro especializado que garanta a existência de uma relação de colaboração mútua e em quem se possa confiar para lidar com questões importantes e sensíveis da empresa. Um parceiro que não se importe apenas com resultados, mas também com todas as pessoas envolvidas no processo, e que se preocupe genuinamente com a melhoria na eficiência das organizações com que trabalha.
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